Beatles na net para pesquisa

E se The Beatles não tivesse existido?

19/04/2011 01:40

 James, Richard , Harold e Winston. Como seriam suas carreiras de músicos?

Num exercício de imaginação, com base em tudo que tive oportunidade de conhecer e pesquisar em relação aos Beatles, apresento (e justifico) um exercício de realidade alternativa, uma espécie de “futurologia perdida” – o que poderia ter sido se assim não fosse, tipo a abordagem utilizada no livro “O Homem do Castelo Alto” de Philip K. Dick. Caso os quatro FAB Four não tivessem acontecido como Beatles, o que eles teriam sido – supondo que seguiriam ganhando a vida como músicos:

 James Paul McCartney – dos quatro é o mais fácil de se “colocar no forno”. Músico de vários instrumentos, com uma voz de ampla extensão e de afinação apuradíssima, compositor de belas baladas easy listen, ele seria uma espécie de Gilbert O´Sillivan.

Ringo (Richard Starkey)– Também não é difícil fazer uma estimativa. Compositor esporádico, baterista competente, cantor modesto, jamais seria líder de uma All Starr Band, nem teria a projeção que alcançou. Ringo seria um baterista.

George Harold Harrison – Se não tivesse sido um Beatle poderia ter sido uma espécie de John Forgety (líder do Cleadence). Guitarrista pesquisador de sons, compositor de músicas quase sempre “fora da caixa” e que nem por isso que deixavam de agradar, George teria uma carreira de prestígio entre os críticos e demais artístas e agradaria a um público seleto. Não seria um músico para multidões.

John Winston Lennon – Era um Fernando Pessoa da música. De certa forma, “Beatles como business” serviu para ele  como um trilho para um trem desgovernado. Sem Beatles, Lennon seria o líder de sucessivas bandas, faria muitos insucessos tipo as músicas dos seus discos pos Beatle que tinham a marca dele como handcap para impulsionar nas paradas (marca construída como Beatle). Era mais do que um músico e ser músico era pouco para ele. Era o que mais sairia “perdendo” (deixaria de ter ganho) tanto em termos de faturamento e prestígio, caso The  Beatles não tivesse existido.  Se viesse a “se envolver” com um Paul, um Brian Epstein e um George Martin, poderia fazer uma banda de vultoso sucesso, com qualquer bom guitarrista solo e um bom baterista.    

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.