Beatles na net para pesquisa

Paul , G. O´Sullivan e Lennon

06/05/2011 11:19

Gilbert O´ Sullivan foi utilizado em artigo recente como instrumento para ilustrar o tema "Paul sem Beatles". Colocar juntos os nomes desses dois artistas não deve ser encarado nem, como um elogio, nem como uma censura. É apenas uma constatação. Se não, vejamos: ambos são competentes baladeiros, autores de melodias soantes (bem de acordo com 2-5-1 da harmonia funcional), utilizam dentro de uma estrutura harmonica toante (a citada 2-5-1) escapadas harmonicas inesperadas que proporcionam um sentimento de agradável surpresa ao ouvinte (Alone again e Clair por exemplo). O timbre e registro vocal de ambos é semelhante, são tecladistas de expertise semelhantes, autores de músicas com quebradas na levada ritmica - Get Down (O´Sulivan) por exemplo, que pode ser considerada irmã de Get Back , até no nome...

Nada conheço da biografia de O´Sullivan, mas pelo nível das suas composições não me parece que tenham sido feitas por um leigo, numa mesa de bar, na base do - vamos lá pessoal, faz um la menor aí... “meu amor me deixou e tô sofrendo a chorar”. O mesmo acontece em relação a Paul. 

No momento em que escrevia esse texto - Tv ligada o tempo todo (John Lennon copiou esse hábito de mim) - passou um comercial na Tv tendo como música de fundo "Sowing the Seeds of Love" (Tears for Fears). Se existe plágio de idéia, sem chegar a caracterizar legalmente plágio, afirmo que esta música tem um certo tipo de "inspiração" em "I´m the walrus" (tão interessante quanto).

Já que abordei a dobradinha Paul-O´Sullivan, forma de compor e agora Lennon e "Walrus", é oportuno comentar que Lennon tinha um "jeitão" de compor empregando frases musicais compostas de notas vizinhas repetidas num rítmo acelerado (I´m so tired parte B, Sexy sade, Gimme some truth e Walrus toda) , totamente diferente de Paul, diga-se de passagem.

 Arrisco, sem muita análise prévia, que Caetano Veloso (Chuva suor e cerveja, por exemplo) utiliza essa linguagem musical nas suas composições (eu também nas minhas...)

Em tempo: Sou profundo admirador e, até posso dizer, conhecedor das músicas de Lennon, mas não digo o mesmo em relação a Caetano.

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.