Beatles na net para pesquisa

ROCK´N´ROLL , SGT. PEPPERS , ROCKABILLY e BEATLEMANIA

09/08/2011 15:19

Tenho lido algumas afirmações/definições na net e na literatura especializada que me incomodam sobremaneira. Nelson Rodrigues escrevia e falava "se os fatos não concordam com o que eu falo, pior para os fatos". Pois é! Lanço aqui a minha discordância, uma discordância já antiga, porém, fundamentada.

Estou me referindo ao significado da expressão "rock´n´roll". Classifico "rock´n´roll" como sendo a música que hoje dizem ser "rockabilly". Essa terminologia nunca apareceu nas capas de discos de "rock´n´roll" - discos de Bill Haley, Chuck Berry, Little Richard e outros similares.
Parece que hoje em dia chamam de "rock´n´roll" músicas e discos "maneiros". Por exemplo: falar que" Sgt. Peppers" é um disco de "rock´n´roll", para mim, é um absurdo total (sem entrar no mérito da qualidade do disco, se é conceitual, ou lá o que for). "She´s living home" é uma música em 3/4, uma espécie de valsa. " A day in the life" e as outras todas do disco nem de longe são ou lembram "rock´n´roll". O que não é um demérito, é uma questão de" discordarmos na mesma lingua". Por mais que se goste de pizza, chocolate com creme, servidos gelados, com cobertura de castanha, não é pizza. Sorvete, não?

Falar que "Sgt. Pepers" é um album de "rock´n´roll" é tão sem sentido quanto falar que um disco com as músicas "Luiza", "Ana Luiza", "Sabiá","Eu te amo" e outras semelhantes do Tom Jobim sejam de um disco de Bossa Nova.
"She´s leaving home" aparece numa coletânea Beatles intitulada "Love Songs". Não aparece na coletânea chamada "Rock´n´roll" (ambas lançadas em 1976/1977).

Aliás, classificar as músicas como "I need you", "You gonna lose that girl" e "Tell me what you see" como "love songs" como aconteceu no disco, só se for pelo conteúdo da letra....
Tem também o disco de Lennon "Rock´n´roll" onde aparecem ali perdidas "Stand by me" e "Bring it home to me". Não são rock´n´roll´s. Essa última classifico como rock-balada.

Um show de "rock´n´roll" num estádio, com a platéia ávida por "rock´n´roll", que apresente "She´s living home" e "Mr Kite" será um tiro n´água.

Mas, voltando ao álbum "rock´n´roll" dos Beatles, ali aparecem muitas músicas que, por mais empolgantes e "quentes" que possam ser, não são "rock´n´roll", por exemplo: "Get back", "You can´t do that", "Twist and shout", "Money" e The night Before".

Então o que é "rock´n´roll"? A resposta é simples. Basta exemplificar: "Blue sued shoes", "Long tall Sally", "Mean Woman Blues" e "Johnny B. Good". Uma estrutura twelve bar, acordes de quinta dominante, walking bass e guitarras marcadas são características fundamentais. The Beatles compuseram "rock´n´roll" com estruturas levemente alteradas - I saw her standing there, Hold me thight, Little Child, One after 909.

A verve criadora/inovadora - e não basta inovar, tem que agradar - do conjunto era tão especial que músicas do LP "A hard day´s night" e "Help" que não são "rock´n´roll", mas têm um apelo que sensibiliza adoradores de "rock´n´roll", marcaram época e podem ser chamadas de o som da Beatlemania como "She loves you", "I want to hold your hand", "Tell me why", "You can´t do That", "I should have known Better".

"Rock´n´roll" foi presente fortemente na carreira do Beatles, principalmente no início (até 1963). À medida que foram fazendo sucesso (1963 a 1965), foram se afastando do "rock´n´roll", sendo que, o auge desse afastamento foi exatamente "Sgt. Peppers".

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.